sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

E vamos falar sobre essa tão maltratada MÚSICA SERTANEJA (parte 06)


Atualmente – Gusttavo Lima



O Pedro Henrique, amigo meu que tem certas informações privilegiadas, um dia me disse: “Anota ai, o próximo nome de sucesso da música sertaneja vai ser Gustavo Lima”. Acho que, no início, escrevia com um “t” só (o que já escancara a intenção de que colocou essa letra extra ai). Dai ele ofereceu cds grátis do tal Gustavo e de outros tais Humberto e Ronaldo. Cds estes que recusei, educadamente. Menos de 6 meses depois, Gustavo Lima e Humberto e Ronaldo eram a sensação no Faustão.

Na época, o sertanejo universitário já estava bombando, o cenário parecia abarrotado de artistas meia-boca. A afirmação dele me soou pretensiosa, principalmente porque eu achava que não cabia mais tanta coisa ruim no mundo. Mas coube.

Nem existe muita coisa a ser dita sobre esses artistas da nova geração. Exceto que são fruto pura e simplesmente de artimanhas mercadológicas de empresários do ramo. Tudo bem que os caras são até talentosos, mas a verdade é que isso não conta muito para ganhar dinheiro, nesse caso. Em poucos meses, qualquer dupla (ou artista) que contrate um bom empresário pode estourar nas rádios – vide o tal Israel Novaes, uma verdadeira LÁSTIMA (inclusive de talento). 
Diz que é sertanejo

Por esse motivo, a velocidade de produção de hits tem que ser alta. Afinal, o importante é chegar logo na mídia. Ter música pronta pra ser lançada no Carnaval, no Caldas Country, no Villa Mix. Não interessa se é boa ou ruim. Entra ai, inclusive, a importância das onomatopéias: fáceis de fazer, mais fáceis ainda de decorar.

Nem precisa lembrar que, a essa altura, a temática e o instrumental já estão totalmente dissociados da música caipira de raiz. Aliás, esses caras que estão ai nem se interessam tanto pelas raízes assim. Não fazem questão de usar as roupas características, de tocar viola e sanfona, de falar sobre elementos do campo. Nem de cantar fazem questão – sobram playbacks. A segunda voz, geralmente, é fraca – está ali só para caracterizar a configuração visual de “dupla”.Quando existe.

Dá uma olhada na beleza que é essa letra:

Balada Boa (Tchê Tchê Rê Rê)
(Gusttavo Lima)

Eu já lavei o meu carro
Regulei o som
Já tá tudo preparado
Vem que o reggae é bom

Menina fique à vontade
Entre e faça a festa
Me liga mais tarde,
Vou adorar, vamo nessa

Gata me liga
Mais tarde tem balada
Quero curtir com você na madrugada
Dançar, pular
Até o sol raiar

Gata me liga mais tarde tem balada
Quero curtir com você na madrugada
Dançar, pular
Que hoje vai rolar

O Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Tche Tche
Gusttavo Lima e você

O Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Tche Tche
Gusttavo Lima e você

(Repete)
Se você me olhar vou querer te pegar
E depois namorar, curtição
Que hoje vai rolar

Gata me liga
Mais tarde tem balada
Quero curtir com você na madrugada
Dançar, pular
Até o sol raiar
(2x)

O Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Tche Tche
Gusttavo Lima e você

O Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Rere
Tche Tche Tche Tche
Gusttavo Lima e você


Cara, não adianta. Não me convence.


Principais artistas do período: Gusttavo Lima, Luan Santana, Paula Fernandes, Michel Teló, Humberto e Ronaldo, Maria Cecília & Rodolfo, Thiago Brava, Lucas Lucco, Israel Novaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário